Blog “Educação, Didática, Pedagogia e
Andragogia”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
PEDAGOGIA
NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Atualmente,
por razões de ordem social, profissional, cultural ou de empregabilidade
observa-se no país um número crescente de instituições de ensino superior e o
desenvolvimento e altos investimentos em tecnologias de informação e
comunicação por parte delas.
Essas
instituições estão sendo convocadas a assumir o papel de educar que se
diferencia da mera instrução e o de preparar profissionais para atender às
novas demandas do mercado de trabalho e da sociedade.
No
entanto, segundo a literatura acadêmica e a prática profissional desenvolvidas
no ensino superior, nota-se que não adianta a utilização de recursos
tecnológicos inovadores se as instituições de ensino permanecem com visões e
atitudes conservadoras.
Acredito
que essas instituições e os profissionais que nela atuam devem buscar novos
caminhos para que os estudantes nelas permaneçam, tenham melhor desempenho e
concluam o seu curso.
Os
professores necessitam rever a atual organização do saber que se encontra
fracionado, em vez de ser fruto de pesquisas científicas, descoberto,
compartilhado e construído socialmente, levando ao modelo de aprender a
aprender e à utilização adequada das tecnologias de informação e comunicação
para trabalhar o conhecimento.
A
aprendizagem deve ser colaborativa, isto é, precisa ter presente a interação,
em que sujeito-objeto são organismos vivos, ativos, abertos, em constante
intercâmbio com o meio ambiente, mediante processos interativos indissociáveis
e modificadores das relações sujeito-objeto e sujeito-sujeito, a partir dos
quais um modifica o outro e os sujeitos se modificam entre si. (MORAES, 1997)
Uma
aprendizagem que encoraja a participação do estudante como um ser ativo e
afetivo envolve a interação com o outro por meio de tarefas que incluem
habilidades sociais e interdependentes.
Os
professores tem que ter claro que as competências profissionais se constroem
num processo de navegação diária, numa situação de trabalho a outra, e na
execução além do que lhes é prescrito. Acrescentam ao seu conhecimento uma
série de informações assimiladas e estruturadas por eles próprios, que lhes
permite entender o mundo, e ter a capacidade de aplicar e fazer uso produtivo
do conhecimento adquirido, utilizando-o em uma ação com vista a atingir um
propósito específico, com a dimensão do querer fazer, que diz respeito aos
aspectos sociais e afetivos relacionados ao trabalho.
Essa
relação entre ensinar e comunicar conhecimentos tem repercussões importantes
sobre o modo e funcionamento da relação pedagógica e sobre a dinâmica geral do
processo de transposição dos saberes, tendo em vista a grande quantidade de
informações atualmente disponível na sociedade, a velocidade com que o novos
conhecimentos são construídos e as interações cotidianas que os indivíduos
realizam com as novas mídias. (MARTINS, 2002)
A
partir desta visão, gostaria de instigar aqueles que procuram se inscrever num
Curso de Licenciatura em Pedagogia, que serão os formadores dos formadores, a
priorizar propostas de cunho interdisciplinar, com o intuito de instaurar uma
visão mais globalizante do real, que seja capaz de combater a fragmentação.
Vera
Lucia Pacheco é pedagoga, mestre em educação pela Universidade
Federal do Paraná – UFPR, há mais de trinta anos trabalhando a
profissionalização do professor. Atualmente é diretora de ensino do Instituto
Superior de Educação da América Latina (ISAL) e da Faculdade de Educação São
Braz. Responsável pela elaboração e publicação do livro “Diretrizas Básicas
para a Produção de Trabalhos Monográficos”, com o objetivo de auxiliar os
alunos do ISAL na elaboração de trabalhos científicos.
Fonte 1: http://www.isal.com.br/index.php/noticias/43-news-isal/159-artigo-mostra-a-importancia-da-pedagogia
RESUMO
Educação
e sociedade estão por causas e consequências ligadas. Pois, uma é dependente da
outra. Por essa e outras questões é importante que o ser humano esteja ciente
do assunto abordado neste trabalho. Levando-se em consideração as contribuições
que uma passa para a seguinte, as transformações que ocorrem na sociedade e o
papel da escola no desenvolvimento destas. E o que elas influenciam em nossas
vidas.
1.
INTRODUÇÃO
Primeiramente
serão abordadas as contribuições da educação para a sociedade. Sendo que as
duas se complementam, porque uma depende da outra para conseguirem abranger as
novidades. As quais são causa e consequência das transformações que ocorrem no
mundo, principalmente as novas tecnologias. Pois, a área tecnológica é um
fator, o qual tem muito a ser desvendado pela educação e pela sociedade, entre
muitos outros que permeiam e até preocupam as duas.
Buscando
apoio nas obras de importantes autores como Leandro Konder, Edgar Morin...
Autores que retratam nas suas obras a relação entre a educação e sociedade, as
quais fazem e sempre farão parte da realidade, estando ininterruptamente em
desenvolvimento. É nesse desenvolvimento que é dado um maior enfoque, porque ao
seu longo percurso e infinito nos deixa muitas vezes intrigados pelo fato de
não sabermos o seu resultado. Ou seja, com nossa sociedade e a educação em
pleno desenvolvimento acabamos nos preocupando com o que suas mudanças podem
refletir na cultura, política, enfim nas nossas vidas como cidadãos agentes de
sua sociedade.
Com
todas essas contribuições e transformações ocorrendo em nossa sociedade,
poderemos perceber a relação que a educação possui. Mas para que isso ocorra
precisamos nos dar conta de tudo o que está ao seu redor, ou seja, dos fatores
que contribuem para essa relação. Educação e sociedade não são somente duas
palavras interligadas, elas são duas reais formas de buscarmos aquilo que
queremos para o futuro de nosso mundo.
Num
segundo momento será abordado o papel da escola como instituição de ensino.
Onde se observará a sua responsabilidade tanto com a educação, quanto com a
sociedade. Também será verificado o verdadeiro objetivo deste trabalho, que é
compreender a relação entre estas duas palavras, as quais possuem uma extensa importância
para cada um de nós. E nesse contexto poderemos nos descobrir como seres ativos
de sua sociedade, observando nossa própria importância sobre ela.
2.
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE
A
educação sempre contribuiu para o desenvolvimento da sociedade. A qual busca
nas raízes da educação o verdadeiro sentido para sua evolução cultural,
principalmente. Pois, é através desta interação que existem contribuições,
porque a sociedade só se torna moderna com a evolução da educação. E a própria
sociedade tem seu papel nestas contribuições, porque é com seu respaldo que a
educação tem procurado assimilar da melhor maneira possível o que está ao seu
redor.
Existe
uma grande busca de qualidade por parte da educação. Esta não é só uma
preocupação da educação, mas também uma exigência da sociedade frente aos
avanços tecnológicos e as mudanças nas áreas: econômica e cultural.
Principalmente, a tecnologia tem modificado-se a cada dia e isso tem refletido
nas escolas, fazendo com que os educadores busquem cada vez mais aprimoramento
na área, reforçando assim seu trabalho, pelo fato dos alunos mostrarem muito
interesse ao se tratar da tecnologia.
Na
área tecnológica, a educação apresenta muito interesse. Entretanto, a política
não faz a sua parte, deixando muitas escolas em pleno desenvolvimento
tecnológico sem computadores, professores especializados... Além dessa falta de
respaldo por parte da política, aquelas escolas que possuem esses recursos
acabam sendo roubadas, tomadas pela falta de segurança, através do terror que
afeta a sociedade mundial, a violência.
Analisando
a função social da educação, Konder (2000, p. 112) afirma que não existe
"sociedade humana sem trabalho e sem educação":
Toda sociedade vive porque consome; e para
consumir, depende da produção, isto é do trabalho. Toda sociedade vive porque
cada geração nela cuida da formação da geração seguinte e lhe transmite algo
dos seus conhecimentos e da sua experiência, educando-a. Não há sociedade
humana sem trabalho e sem educação.
3. O PAPEL DA ESCOLA
A escola como instituição de ensino se restringe há
muitos anos. Mesmo com as transformações, pelas quais passou a educação, existe
muito para se melhorar, especialmente na questão institucional. Pois, segundo a
LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996) a educação é
perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto nos demonstra que a educação
não é só para uma minoria da sociedade.
Na educação da sociedade, o papel fundamental da
escola é planejar juntamente com sua comunidade o PPP (Projeto
Político-Pedagógico). Neste deverá ser escrito o que a própria quer desenvolver
em seus alunos, isto é, o exemplo de cidadão que formará para interagir com a
sociedade. Também deverá ter neste documento os objetivos a serem alcançados no
decorrer do processo de ensino-aprendizagem, a sua filosofia... Conforme Morin
(2001, p. 14) "o conhecimento do conhecimento deve aparecer como
necessidade primeira, que serviria de preparação para enfrentar os riscos de
permanentes erros e de ilusão, que não cessam de parasitar a mente
humana."
Ainda há muito para ser feito em prol da escola. Mas, para que isso ocorra é necessário que busquemos valorizá-la intensamente e no futuro poderemos encontrar com esforços pelo menos o caminho a ser percorrido para que ela se torne ideal. E mesmo que esta busca seja cansativa, ao relembrarmos tudo o que ela fez no passado, conseguiremos compreender o seu papel fundamental de democratização da educação.
Ainda há muito para ser feito em prol da escola. Mas, para que isso ocorra é necessário que busquemos valorizá-la intensamente e no futuro poderemos encontrar com esforços pelo menos o caminho a ser percorrido para que ela se torne ideal. E mesmo que esta busca seja cansativa, ao relembrarmos tudo o que ela fez no passado, conseguiremos compreender o seu papel fundamental de democratização da educação.
3.1 AS TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE
Abordando-se a questão social da educação é notório
o papel da sociedade sobre esta. Pois, o fato delas estarem interligadas não
faz com que esqueçamos das diversas transformações que a sociedade tem passado.
Entre estas transformações podem ser consideravelmente lembradas: a
democratização da educação, a tecnologia, a evolução da cultura pelas diversidades
e respeito às mesmas... Considerando o papel da educação na atualidade,
Edgar Morin (2003, p. 105) alega que a educação "deve reforçar o respeito
pelas culturas":
A educação deve reforçar o respeito pelas culturas,
e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano.
Todas as culturas, como a nossa, constituem uma mistura de superstições,
ficções, fixações, saberes acumulados e não-criticados, erros grosseiros,
verdades profundas, mas essa mescla não é discernível em primeira aproximação e
é preciso estar atento para não classificar como superstições saberes
milenares, como, por exemplo, os modos de preparação do milho no México, que
por muito tempo os antropólogos atribuíram a crenças mágicas, até que se
descobriu que permitiam que o organismo assimilasse a lisina, substância
nutritiva que, por muito tempo, foi o seu único alimento. Assim o que parecia
?irracional? respondia a uma racionalidade vital.
Atualmente a educação tem exercitado mais a
democracia e a cidadania. Pois, computadores estão sendo inseridos no ambiente
escolar, alunos estão tendo mais contato com as novas tecnologias, entre estas
a internet, a qual se tornou um recurso imprescindível para alunos e
professores. Os próprios professores utilizam este recurso para inovar suas
aulas e fazer com que seus alunos tenham mais interesse pelos conteúdos.
Segundo Costa (2002), ao enfrentarmos as metodologias, acabamos nos deparando
com a ciência que é um pensamento impregnado de parâmetros, os quais fazem
todos discernir o certo do errado, por exemplo. Por esses motivos, estão cada
vez mais repensando a prática pedagógica, fazendo com que as aulas sejam para
os alunos mais agradáveis e interessantes. E isso vem trazendo novas
possibilidades para a sociedade com mais conhecimento às culturas, uma educação
mais democrática e igualitária, onde todos os cidadãos possuem o direito de
usufruírem, por exemplo, das novas tecnologias...
As
novas tecnologias tem sido as maiores fontes de transformação da sociedade,
porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos.
Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de
conhecimento. E esse é o resultado da democratização que a educação tem passado
ao longo dos anos, ao respeito às diferenças e valor às culturas.
4.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tanto
a sociedade, quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano.
Mas, como foi relatado ao decorrer deste trabalho, elas dependem de outros
fatores para que esse desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por
exemplo, da política. Esta poderia valorizar mais a educação, fazendo com que a
segurança tome conta das escolas, ao invés da violência, dando mais respaldo à
educação para que essa cumpra o seu papel de caminhar com a sociedade, fazendo
desta agente de seu processo.
As
duas ainda têm muito para melhorar. Essa melhoria acontecerá quando a escola se
unir com a sociedade, porque dessa maneira irão se dar conta de que estão sendo
manipuladas pela camada mais elevada da sociedade, resolvendo reivindicar os seus
direitos, deixando de conviver com a educação desordenada, passando a refletir
e criticar para erradicar com as necessidades que a educação da atualidade tem
encontrado, fazendo assim uma perfeita ligação entre teoria e prática.
Para
os seres pensantes a educação sempre foi a prioridade do mundo. Porém, falta
ela ser prioridade dos "governantes". Para que isso ocorra é
necessário que nos preocupemos nos momentos em que acontecem as eleições, dando
mais dedicação para a escolha do que oferecer o melhor para a educação, porque
só assim estaremos contribuindo para um melhor futuro de nossa sociedade. Pois,
temos que pensar nos nossos sucessores, os quais irão necessitar de uma
educação de qualidade para conviver melhor com os outros cidadãos.
5. REFERÊNCIAS
BRASIL.
Lei nº 9.394, de 20/12/21996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. São Paulo: Editora do Brasil S/A.
COSTA,
Marisa Vorraber. Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de
Janeiro: DP & A, 2002. p. 18.
KONDER,
Leandro. O que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1985. p.
112. Disponível em: <http://portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteúdo>.
Acesso em: 22 maio 2010.
MORIN,
Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São
Paulo: Cortez, 2001. p. 14.
MORIN,
Edgar. Educar na era planetária. São Paulo: Cortez, 2003. p.
105.
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