Blog “Educação, Didática,
Pedagogia e Andragogia”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
INTRODUÇÃO
Antes de prosseguirmos nossas considerações, convém
esclarecer o significado dos termos educação, instrução e ensino.
Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de
desenvolvimento onilateral da personalidade, envolvendo a formação de
qualidades humanas — físicas, morais, intelectuais, estéticas — tendo em vista
a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num
determinado contexto de relações sociais. A educação corresponde, pois, a toda
modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação de
traços de personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de mundo,
ideais, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas,
morais, políticas, princípios de ação frente a situações reais e desafios da
vida prática. Nesse sentido, educação é instituição social que se ordena
no sistema educacional de um país, num determinado momento histórico; é um produto,
significando os resultados obtidos da ação educativa conforme propósitos
sociais e políticos pretendidos; é processo por consistir de
transformações sucessivas tanto no sentido histórico quanto no de
desenvolvimento da personalidade.
A instrução se refere à
formação intelectual, formação e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas
mediante o domínio de certo nível de conhecimentos sistematizados.
O ensino corresponde a ações,
meios e condições para realização da instrução; contém, pois, a instrução.
Há uma relação de subordinação da instrução à
educação, uma vez que o processo e o resultado da instrução são orientados para
o desenvolvimento das qualidades específicas da personalidade. Portanto, a
instrução, mediante o ensino, tem resultados formativos quando converge para o
objetivo educativo, isto é, quando os conhecimentos, habilidades e capacidades
propiciados pelo ensino se tornam princípios reguladores da ação humana, em
convicções e atitudes reais frente à realidade. Há, pois, uma unidade entre
educação e instrução, embora sejam processos diferentes; pode-se instruir sem
educar, e educar sem instruir; conhecer os conteúdos de uma matéria, conhecer
os princípios morais e normas de conduta não leva necessariamente a
praticá-los, isto é, a transformá-los em convicções e atitudes efetivas frente
aos problemas e desafios da realidade. Ou seja, o objetivo educativo não é um
resultado natural e colateral do ensino, devendo-se supor por parte do educador
um propósito intencional e explícito de orientar a instrução e o ensino para
objetivos educativos. Cumpre acentuar, entretanto, que o ensino é o principal
meio e fator da educação — ainda que não o único — e, por isso, destaca-se como
campo principal da instrução e educação. Neste sentido, quando mencionamos o
termo educação escolar, referimos-nos a ensino.
Conforme estudaremos adiante, a educação é o objeto
de estudo da Pedagogia, colocando a ação educativa como objeto de reflexão,
visando descrever e explicar sua natureza, seus determinantes, seus processos e
modos de atuar. O processo pedagógico orienta a educação para as suas
finalidades específicas, determinadas socialmente, mediante a teoria e a
metodologia da educação e instrução. O trabalho docente — isto é, a efetivação
da tarefa de ensinar — é uma modalidade de trabalho pedagógico e dele se ocupa
a Didática.
artigo interessante deu pra aprender algo
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