INTRODUÇÃO
Como vimos, a atividade educativa acontece nas mais
variadas esferas da vida social (nas famílias, nos grupos sociais, nas
instituições educacionais ou assistenciais, nas associações profissionais,
sindicais e comunitárias, nas igrejas, nas empresas, nos meios de comunicação
de massa etc.) e assume diferentes formas de organização. A educação escolar
constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais,
práticas sistematizadas e alto grau de organização, ligado intimamente às
demais práticas sociais. Pela educação escolar democratizam-se os
conhecimentos, sendo na escola que os trabalhadores continuam tendo a
oportunidade de prover escolarização formal aos seus filhos, adquirindo
conhecimentos científicos e formando a capacidade de pensar criticamente os
problemas e desafios postos pela realidade social.
O processo educativo que se desenvolve na escola
pela instrução e ensino consiste na assimilação de conhecimentos e experiências
acumulados pelas gerações anteriores no decurso do desenvolvimento
histórico-social. Entretanto, o processo educativo está condicionado pelas
relações sociais em cujo interior se desenvolve; e as condições sociais,
políticas e econômicas aí existentes influenciam decisivamente o processo de
ensino e aprendizagem. As finalidades educativas subordinam-se, pois, as
escolhas feitas frente a interesses de classe determinados pela forma de
organização das relações sociais. Por isso, a prática educativa requer uma
direção de sentido para a formação humana dos indivíduos e processos que
assegurem a atividade prática que lhes corresponde. Em outras palavras, para
tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma orientação sobre as
finalidades e meios da sua realização, conforme opções que se façam quanto ao
tipo de homem que se deseja formar e ao tipo de sociedade a que se aspira. Esta
tarefa pertence à Pedagogia como teoria e prática do processo educativo.
A Pedagogia é um campo de conhecimentos que
investiga a natureza das finalidades da educação numa detenninada sociedade,
bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista
prepará-los para as tarefas da vida social. Uma vez que a prática educativa é o
processo pelo qual são assimilados conhecimentos e experiências acumulados pela
prática social da humanidade, cabe à Pedagogia assegurá-lo, orientando-o para
finalidades sociais e políticas, e criando um conjunto de condições
metodológicas e organizativas para viabilizá-lo.
O caráter pedagógico da prática educativa se
verifica como ação consciente, intencional e planejada no processo de formação
humana, através de objetivos e meios estabelecidos por critérios socialmente
determinados e que indicam o tipo de homem a formar, para qual sociedade, com
que propósitos. Vincula-se, pois, a opções sociais e políticas referentes ao
papel da educação num deteminado sistema de relações sociais. A partir daí a
Pedagogia pode dirigir e orientar a formulação de objetivos e meios do processo
educativo.
Podemos, agora, explicitar as relações entre
educação escolar, Pedagogia e ensino: a educação escolar, manifestação peculiar
do processo educativo global; a Pedagogia como determinação do rumo desse
processo em suas finalidades e meios de ação; o ensino como campo específico da
instrução e educação escolar. Podemos dizer que o processo de
ensino-aprendizagem é, fundamentalmente, um trabalho pedagógico no qual se
conjugam fatores externos e internos. De um lado, atuam na formulação humana
como direção consciente e planejada, através objetivos/conteúdos/métodos e
formas de organização propostos pela escola e pelos professores; de outro, essa
influência externa depende de fatores internos, tais como as condições físicas,
psíquicas e sócio-culturais dos alunos.
A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação,
estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto se compõe de ramos de
estudo próprios como a Teoria da Educação, a Didática, a Organização Escolar e
a História da Educação e da Pedagogia. Ao mesmo tempo, busca em outras ciências
os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu
objeto, o fenômeno educativo. São elas a Filosofia da Educação, Sociologia da
Educação, Psicologia da Educação, Biologia da Educação, Economia da Educação e
outras.
O conjunto desses estudos permite aos futuros
professores uma compreensão global do fenômeno educativo, especialmente de suas
manifestações no ámbito escolar. Essa compreensão diz respeito a aspectos
sócio-políticos da escola na dinâmica das relações sociais; dimensões
filosóficas da educação (natureza, significado e finalidades, em conexão com a
totalidade da vida humana); relações entre a prática escolar e a sociedade no
sentido de explicitar objetivos político-pedagógicos em condições históricas e
sociais determinadas e as condições concretas do ensino; o processo do
desenvolvimento humano e o processo da cognição; bases científicas para seleção
e organização dos conteúdos, dos métodos e formas de organização do ensino;
articulação entre a mediação escolar de objetivos/conteúdos/métodos e os
processos internos atinentes ao ensino e à aprendizagem.
A Didática é o principal ramo de
estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de
realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos
sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e
métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e
aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos
alunos. A Didática está intimamente ligada à Teoria da Educação e à Teoria da
Organização Escolar e, de modo muito especial, vincula-se à Teoria do
Conhecimento e à Psicologia da Educação.
A Didática e as metodologias
específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si
relações recíprocas. A Didática trata da teoria geral do ensino. As
metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos
conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins
educacionais. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia, generaliza
processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das
ciências que dão embasamento ao ensino e à aprendizagem e das situações
concretas da prática docente. Com isso, pode generalizar para todas as
matérias, sem prejuízo das peculiaridades metodológicas de cada uma, o que é
comum e fundamental no processo educativo escolar.
Há também estreita ligação da
Didática com os demais campos do conhecimento pedagógico. A Filosofia e a História
da Educação ajudam a reflexão em torno das teorias educacionais, indagando em
que consiste o ato educativo, seus condicionantes externos e internos, seus
fins e objetivos; busca os fundamentos da prática educativa.
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