INTRODUÇÃO
A formação profissional do professor é realizada
nos cursos de Habilitação ao Magistério em nível superior. Compõe-se de um
conjunto de disciplinas coordenadas e articuladas entre si, cujos objetivos e
conteúdos devem confluir para uma unidade teórico-metodológica do curso. A
formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de
preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir
competentemente o processo de ensino.
A formação do professor abrange, pois, duas
dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica
específica nas disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação
pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia, Sociologia, História da
Educação e da própria Pedagogia que contribuem para o esclarecimento do
fenômeno educativo no contexto histórico-social; a formação técnico-prática visando
à preparação profissional específica para a docência, incluindo a Didática, as
metodologias específicas das matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa
educacional e outras.
A organização dos conteúdos da formação do
professor em aspectos teóricos e práticos de modo algum significa considerá-los
isoladamente. São aspectos que devem ser articulados. As disciplinas teórico-científicas
são necessariamente referidas à prática escolar, de modo que os estudos
específicos realizados no âmbito da formação acadêmica sejam relacionados com
os de formação pedagógica que tratam das finalidades da educação e dos
condicionantes históricos, sociais e políticos da escola. Do mesmo modo, os
conteúdos das disciplinas específicas precisam ligar-se às suas exigências
metodológicas. As disciplinas de formação técnico-prática não se reduzem ao
mero domínio de técnicas e regras, mas implicam também os aspectos teóricos, ao
mesmo tempo em que fornecem à teoria os problemas e desafios da prática. A
formação profissional do professor implica, pois, uma contínua interpenetração
entre teoria e prática, a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência
prática e a ação prática orientada teoricamente.
Nesse entendimento, a Didática se caracteriza como
mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática
docente. Ela opera como que uma ponte entre o "o quê" e o
"como" do processo pedagógico escolar. A teoria pedagógica orienta a
ação educativa escolar mediante objetivos, conteúdos e tarefas da formação
cultural e científica, tendo em vista exigências sociais concretas; por sua
vez, a ação educativa somente pode realizar-se pela atividade prática do
professor, de modo que as situações didáticas concretas requerem o
"como" da intervenção pedagógica. Este papel de síntese entre a
teoria pedagógica e a prática educativa real assegura a interpenetração e
interdependência entre fins e meios da educação escolar e, nessas condições, a
Didática pode constituir-se em teoria do ensino. O processo didático efetiva a
mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino. Em
função disso, a Didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre
o ensino e a aprendizagem; investiga os fatores co-determinantes desses
processos; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em
vista a aprendizagem, que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de
conteúdos específicos. Para isso recorre às contribuições das ciências
auxiliares da Educação e das próprias metodologias específicas. É, pois uma
matéria de estudo que integra e articula conhecimentos teóricos e práticos
obtidos nas disciplinas de formação acadêmica, formação pedagógica e formação
técnico-prática, provendo o que é comum, básico e indispensável para o ensino
de todas as demais disciplinas de conteúdo.
A formação profissional para o magistério requer,
assim, uma sólida formação teórico-prática. Muitas pessoas acreditam que o
desempenho satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural
ou somente da experiência prática, descartando-se a teoria. É verdade que
muitos professores manifestam especial tendência e gosto pela profissão, assim
como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho profissional.
Entretanto, o domínio das bases teórico-científicas e técnicas, e sua
articulação com as exigências concretas do ensino, permitem maior segurança
profissional, de modo que o docente ganhe base para pensar sua prática e
aprimore sempre mais a qualidade do seu trabalho.
Entre os conteúdos básicos da Didática figuram os
objetivos e tarefas do ensino na nossa sociedade. A Didática se baseia numa
concepção de homem e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais,
políticos e pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função
da realidade social brasileira.
O processo de ensino é uma atividade conjunta de
professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade
de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente
conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções. Este é o objeto de estudo da
Didática.
SUGESTÕES PARA ESTUDO
Perguntas para o trabalho independente do aluno
1) Por que a educação é um fenômeno e um processo
social?
2) Explicar as relações entre a definição de
educação em sentido mais amplo e em sentido estrito.
3) Podemos falar que nas associações civis, nas
associações de bairro, nos movimentos sociais etc., ocorre uma ação pedagógica?
4) Que significa afirmar que o ensino tem um
caráter pedagógico?
5) Dar uma definição de educação com suas próprias
palavras.
6) Explicar a afirmação: "Não há fato da vida
social que possa ser explicado por si mesmo".
7) Qual é a finalidade social do ensino? Qual o
papel do professor?
8) Quais as relações entre Pedagogia e Didática?
9) Por que se afirma que a Didática é o eixo da
formação profissional?
BIBLIOGRAFIA
RECOMENDADA:
LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA. São Paulo:
Cortez, 1994.
cade as resostas
ResponderExcluirDá pergunta 3
Excluircade as resostas
ResponderExcluir1) Por que a educação é um fenômeno e um processo social?
ResponderExcluirEm suma, porque a educação é um processo que se constrói no individual e no coletivo, constituindo-se, deste modo, parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. O processo ensino-aprendizagem, que se concretiza no aprendizado do aluno, é fruto do encontro dos estímulos endógenos (mentais) e exógenos (ambientais) que ele recebe.
2) Explicar as relações entre a definição de educação em sentido mais amplo e em sentido estrito.
Em sentido amplo, a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente; neste sentido, a prática educativa existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana.
Em sentido estrito, a educação ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com finalidades explícitas de instrução e ensino mediante uma ação consciente, deliberada e planificada, embora sem separar-se daqueles processos formativos gerais.
3) Podemos falar que nas associações civis, nas associações de bairro, nos movimentos sociais etc., ocorre uma ação pedagógica?
Sim, porque, em sentido amṕlo a educação é um conjunto de processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente. Neste sentido, a prática educativa existe numa grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana. Portanto, correto afirmar que ocorre ação pedagógica nas associações de bairro, nos movimentos sociais, nas associações civis, etc., quando as experiências vivenciadas nestes espaços culminam em aprendizado(s) efetivo(s), pois mesmo sem intenção estes meios estão educando, inculcando valores e princípios, e transmitindo conhecimentos.
4) Que significa afirmar que o ensino tem um caráter pedagógico?
O caráter pedagógico da prática educativa se verifica como ação consciente, intencional e planejada no processo de formação humana, através de objetivos e meios estabelecidos por critérios socialmente determinados e que indicam o tipo de homem a formar, para qual sociedade, com que propósitos. Vincula-se, pois, a opções sociais e políticas referentes ao papel da educação num determinado sistema de relações sociais. A partir daí a Pedagogia pode dirigir e orientar a formulação de objetivos e meios do processo educativo.
5) Dar uma definição de educação com suas próprias palavras.
ResponderExcluirA educação é um conjunto de processos sociais que formam o ser humano como uma pessoa consciente, crítica e autônoma. Nela se fazem presentes vários agentes: o aluno, o professor, a comunidade, a instituição escolar, o governo, a família. Cada um deles possui papéis indissociáveis do processo educativo, porém distintos, que precisam funcionar sempre articulados visando o aprendizado efetivo.
6) Explicar a afirmação: "Não há fato da vida social que possa ser explicado por si mesmo".
Porque todo fato da vida social tem suas causas; cada uma dessas causas também tem suas causas, que tem suas causas, e, nova e infinitamente, suas causas. Como a vida social é histórico-estrutural, isto é, construída individual e coletivamente, temporal e geograficamente, então não não há fato da vida social que possa ser explicado em si mesmo, o que desresponsabilizaria os agentes que o causaram. Por exemplo, a evasão escolar, enquanto um fato da vida social, pode ser explicada em si mesma? Não, porque se o pudesse isentaria o professor, a instituição de ensino, o governo, a sociedade civil, a família, das suas causas. Em verdade, são várias as variáveis causadoras da evasão escolar, dentre as quais a precariedade de instrumentos didático-pedagógicos nas escolas, a desvalorização profissional do docente, a fragilidade financeira da maioria das família (resultante da exacerbada desigualdade socioeconômica), a desestrutura familiar (hoje predominando as famílias monoparentais), políticas públicas mal elaboradas e o que está no papel não é efetivamente implementado. Ora, então há de se concluir que todas as áreas da sociedade e indivíduos que a compõem tem sua parcela de responsabilidade sobre suas características e acontecimentos, de modo que seus fatos se relacionam de forma dependente.
7) Qual é a finalidade social do ensino? Qual o papel do professor?
A finalidade do ensino é o aprendizado efetivo. O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções. Longe de ser uma educação bancária, pautada na mera transmissão ou reprodução de conhecimentos, o professor é aquele que ensina, pesquisa e aproxima os seus orientandos da realidade da sua profissão. A tarefa de orientação exige, para tanto, a participação de ambos em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, que articulem a teoria e a prática dos conteúdos aprendidos. Então, não há um único papel para o professor; o exercício docente é composto por vários papéis desempenhados por ele, dentre os quais o de facilitador, fiscalizador, avaliador, orientador, pesquisador, produtor de materiais didáticos, mediador, apresentador, árbitro, dentre vários outros, sempre articulados entre si visando fornecer ao aluno os meios necessários para que ele aprenda efetivamente.
8) Quais as relações entre Pedagogia e Didática?
ResponderExcluirA Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógico em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. A didática está intimamente ligada à Teoria da Educação e à Teoria da Organização Escolar e, de modo muito especial, vincula-se à Teoria do Conhecimento e à Psicologia da Educação.
9) Por que se afirma que a Didática é o eixo da formação profissional?
Porque a didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre “o que”e o “como” do processo pedagógico escolar. A teoria pedagógica orienta a ação educativa escolar mediante objetivos, conteúdos e tarefas da formação cultural e científica, tendo em vista exigências sociais concretas; por sua vez, a ação educativa somente pode realizar-se pela atividade prática do professor, de modo que as situações didáticas concretas requerem o “como”da intervenção pedagógica.
Material ótimo para estudo.
ResponderExcluirTexto ótimo para estudo.
ResponderExcluir